Últimas resenhas

literatura category image resenhas category image

Resenha: O Cavalo e Seu Menino

24 julho 2019

Oi pessoal, tudo bem com vocês?

A viagem de #OCoelhoEmNárnia está demorando um pouquinho porque estamos enfrentando algumas turbulências com nossa nave. Mas hoje estamos aqui para falar sobre a Crônica “O Cavalo e Seu Menino”.

Prontos para se aventurar? Então vem comigo!

Título: O Cavalo e Seu Menino

Autor: C. S. Lewis

Sinopse:

Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bree, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade.

Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante.

Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário… e livre.

Última chamada para o embarque na terceira viagem a Nárnia! Vamos! “Para Nárnia! Para o Norte!”

O livro nos conta a história de Shasta, um garoto que vivia junto de um pescador, que o encontrou quando ainda era uma criança, no lado Sul das fronteiras.

Num certo dia, um tarcaã (Um nobre da Calôrmania) chega até a casa do pescador e Shasta ouve a conversa dos adultos, descobrindo que o nobre queria comprá-lo como escravo. Sem saber o que pensar da situação, o menino sai para dar uma volta e encontra com Bri, o cavalo do Tarcaã.

Mais surpreso do que descobrir que poderia ser vendido como escravo pelo homem que sempre conviveu e chamava de pai, Shasta fica de queixo caído ao descobrir que Bri é um cavalo falante. Após conversarem e compartilharem suas insatisfações com a vida que levavam, Bri e Shasta decidem que irão fugir e chegar em Nárnia, terra natal do cavalo.

Rapidamente eles saem e embarcam em uma aventura recheada de surpresas, encontrando contratempos, mas também fazendo novos e grandes amigos.

“O Cavalo e Seu Menino” é uma história que se passa durante o período compreendido entre o início e o fim do reinado em Nárnia dos irmãos que conhecemos em “O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa”.

Durante toda a Crônica, Shasta se mostrou um garoto valente, me cativando a cada página e apesar de no início não me sentir presa ao livro isso foi mudando aos poucos, devido a capacidade do autor de ir colocando pequenas peças que precisamos juntar para formar o quebra cabeça e entender a história. O final da crônica foi bem formulado e aparição de Aslam fez com que várias dessas peças se encaixassem, me emocionando.

Essa crônica seguiu o padrão das duas primeiras, onde os personagens principais são crianças, porém, podemos destacar a peculiaridade de que em “O Cavalo e Seu Menino” o protagonista é uma criança de Nárnia, que não conhece suas verdadeiras origens, e não um “forasteiro”.

O lema da aventura dos personagens pode ser resumida em: “Para Nárnia! Para o Norte!” e essa frase me despertou uma força incrível, me fazendo refletir que somos capazes de enfrentar as dificuldades e que sempre há uma possibilidade de vitória para aqueles que encaram as batalhas de cabeça erguida.

E assim, finalizamos mais uma resenha da nossa viagem.

Fica aqui embaixo o link das outras resenhas que compõem As Crônicas de Nárnia, para que vocês não percam nenhum detalhe:

O Sobrinho do Mago
O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa

Até a próxima!

27 Comentários